Qual é a diferença entre Joias, Semijoias e Bijouterias e os cuidados para obter uma compra segura

 

Uma grande dúvida que mulheres têm na hora de comprar seus acessórios, ou até mesmo os homens que desejam presentear alguém especial, é se bijuteria é confiável?

Isso porque geralmente as bijuterias são muito mais acessíveis do que semijoias ou joias.Então a durabilidade e qualidade acabam sendo questionadas.

A diferença entre bijuterias, joias e semijoias são altíssimas. Então, se você quiser saber detalhadamente as especificações de cada uma, continue lendo!

 

Bijuteria É Confiável? Quais As Diferenças Para Joias e Semijoias?

 

 

Para muitos a diferença entre uma joia, semijoia e bijuteria é nítida, pois, no uso cotidiano o desgaste dessas peças é bastante destoante.

Mas, será que você sabe o porquê disso? Falaremos sobre isso agora e responderemos se bijuteria é confiável.

Característica das joias:

Se você deseja uma peça feita totalmente de ouro ou prata pura, não há dúvidas que você deseja uma joia.

As joias podem vir acompanhadas de pedras preciosas ou não. No entanto ainda que não venham, o valor da prata e do ouro quando puro, ainda são altíssimos.

A principal diferença de uma joia para o restante dos acessórios é que ela é um material genuíno feito totalmente com matéria prima de primeira.

Característica das semijoias:

Já as semijoias têm em sua base feita de metais como cobre, por exemplo, e sua superfície de prata, ouro ou ródio.

Sendo assim elas recebem por cima desse material um banho. Ou então, o folheamento de uma fina camada de ouro sob pressão, sendo dois processos diferentes também considerados de alta qualidade.

Quando as semijoias banhadas a ouro, por exemplo, são feitas nessa modalidade, em cada banho sua espessura aumenta.

Sendo assim, um indicativo de maior qualidade. Logo, quanto mais ouro, prata ou ródio uma semijoia tiver, maior será sua durabilidade.

Característica das bijuterias (é confiável?):

Já as bijuterias são geralmente feitas apenas com materiais de menor qualidade ou, aquelas de qualidade um pouco maior, que recebem uma fina camada de ouro chamadas de banho flash.

Porém, o mais comum é que as bijus ganhem um verniz de tinta dourada que imitam ouro. E é por isso que sua oxidação é muito rápida pois seu material não é resistente.

Como o uso dessas peças as diferenciam?

Normalmente, as bijuterias são desenvolvidas para serem usadas em:

  • Ocasiões mais informais, cotidiano, etc
  • Locais/eventos onde perdê-las não é um problema.

Além disso, elas podem ser uma alternativa para comprar algo que queremos usar por um curto período, sendo mais descartável. Como é o caso de tendências da moda que não duram muito.

Já as joias são acessórios que chamam mais atenção e geralmente são usadas em ocasiões especiais como eventos de luxo, casamento, aniversários especiais.

As semijoias são a intermediação entre esses dois. Pois, são peças mais acessíveis que uma joia e que custam um pouco mais do que as bijuterias.

Sua qualidade e durabilidade são altas se bem cuidadas, podendo ser usadas em qualquer tipo de evento já que são encontradas em diferentes estilos.

Além disso, elas possuem acabamento tão bom quanto de uma joia genuína.Entre seus diferentes processos de fabricação, as semijoias folheadas são aquelas de maior durabilidade!

 

Mas então, bijuteria é confiável?

 

Esses acessórios são ótimos para compor uma variação entre semijoias. No entanto, dizer que uma bijuteria é confiável é algo questionável por dois grandes motivos:

  • O primeiro é sua durabilidade;
  • O segundo é que muitas delas, por não terem matérias nobres em sua composição, podem causar alergias e dermatites em quem usa.

Sendo assim, se você quiser apostar em acessórios de qualidade e custo-benefício, aposte nas semijoias folheadas. Pois, sua qualidade e durabilidade irão te surpreender, sendo equivalentes a joias puras!

Já que são feitas com o mesmo cuidado e sua pedraria é esculpida, e não colada como muitas bijuterias. Dessa forma, não correndo o risco de soltar.

Gostou de saber as diferenças de cada uma? Nos conte em que tipo de material você mais tem investido no momento e não esqueça de compartilhar este artigo com suas amigas!

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Entre no Coppabana Club

Se inscreva e você receberá descontos exclusivos. Seu primeiro desconto: 15% da sua primeira compra.

Favoritos

Você não salvou nenhum item como favorito