Cuidados com ouro e ródio: como preservar para que dure para sempre

Nossas semijoias são feitas com peças de alta qualidade, mas isso não significa que não devam haver cuidados com banho de ouro branco e ródio. Com o passar do tempo, acessórios com banho de ouro branco podem escurecer, ficando com aspecto opaco e sem brilho.

Diferente das joias, que são feitas com metais nobres maciços e duram mais tempo, semijoias reagem com o ambiente mais rápido, afetando aparência e durabilidade. Como evitar isso? Tomando cuidados especiais com o material.

Como limpar ródio? Como guardar semijoias? Prossiga com a leitura e tenha outras dicas de uso de semijoias a fim de que durem para sempre!

 

 

Por que o ouro branco oxida?

 

“Semijoias apresentam o melhor custo-benefício entre joias e bijuterias, mas requer cuidado em sua preservação.

Assim como é necessário cuidado com joias, também é necessário com as semijoias. Elas não são feitas de metais nobres maciços, sendo produzidas com metais comuns e revestidas de metais nobres (ouro, prata, ródio).

Dessa forma, mesmo semijoias de alta qualidade acabam passando pelo processo natural de uma peça: ao entrar em contato com o ambiente, a camada de metal nobre sofre reações físicas e químicas.

Ao sofrer arranhões ou passar por oxidação e corrosão, ocorre odesgaste da aparência e afeta a durabilidade das peças.

 

E o que leva à oxidação do ouro?

 

Antes de tudo, a oxidação do ouro é um processo químico natural que leva ao metal escurecido e de aparência turva. Ela ocorre quando a peça entra em contato com o ar ou água, ou seja, vai acontecer de alguma forma.

Por isso, nossas semijoias são feitas com banho em ródio, um dos metais mais lentos em oxidação. Contudo, ele ainda oxida em fatores como:

  • Ácido úrico, presente no suor;
  • Poluição (gás carbônico, dióxido de enxofre, etc);
  • Produtos químicos, como de limpeza e cosmético

 

Como limpar rhodium e ouro em semijoias

 

De forma a evitar a oxidação do ouro, do ródio, etc, uma das dicas de uso de semijoias é evitar o acúmulo de sujeiras. Nada de deixar impregnar no folheado, nas pedras, na gema, na peça em geral.

Por isso, é importante limpeza em intervalos regulares, antes que as semijoias escureçam pela oxidação. Confira algumas dicas!

 

Solução de água com sabão neutro

     

    Peças banhadas a ouro ou ródio não sofrem tanto com sujeira, pois a maior parte sai com água, sabão neutro e uma escovinha delicada. Combinando esses três elementos, é possível limpar até mesmo as regiões mais difíceis da peça.

    Outra possibilidade é deixar as semijoias mergulhadas por alguns minutos numa solução de água com sabão neutro e depois enxaguá-las. Entretanto, essa técnica não é recomendada para peças com aplicações de pedrarias.

    Por fim, passe um pano totalmente seco e deixe a semijoia secar num lugar ventilado.

     

    Usando de flanela seca

       

      Há outra forma simples de como limpar rhodium: basta esfregar cuidadosamente uma flanela seca por alguns minutos. Esse pano deve ser bem macio, de forma a não arranhar o metal.

      Inclusive, uma recomendação de como guardar as semijoias: antes de guardá-las, passe essa flanela, de forma a retirar excesso de sujeira, suor, gordura e outros resíduos.

       

      Cuidados com ouro”: dicas de uso para semijoias

       

      É importante fazer a preservação de joias e semijoias no cotidiano, não bastando apenas limpar, mas também tomar cuidados para que não se desgastem. Então como guardar semijoias ou evitar desgastes menores? Confira agora!

       

      Espaço apropriado para joias

         

        Antes de tudo, é importante guardar a sua semijoia em um espaço apropriado para ela, longe do calor ou umidade excessiva. Nisso, o espaço mais recomendado é o do porta-joias, que permite que outras peças não risquem ela.

         

        Retire sua Semijoia

         

        Ao tomar banho, ir para piscina/praia ou lavar a louça, retire antes sua semijoia. Produtos de limpeza, higiene pessoal e produtos químicos, além da água salgada e da areia, podem acelerar a oxidação do metal.

        Da mesma forma, não é recomendado que ela entre em contato com:

        • Produtos cosméticos;
        • Spray de cabelo;
        • Produtos de limpeza.
        • Cuidados específicos

         

        Ao fazer serviços de jardinagem ou usar de um termômetro, retire a sua semijoia. Primeiro, o manuseio de terra e adubo químico pode afetá-la. Segundo, mercúrio é corrosivo e ao entrar em contato com o metal, torna ele irrecuperável.

        Conclusão

         

        Por fim, nem mesmo uma joia cara vai durar tanto tempo se você não tomar os cuidados necessários. Algumas duram mais que as outras, como o ródio, mas no fim, as reações físicas ainda acontecerão.

        Por isso, tome os cuidados com ouro e ródio dados aqui para aplicar no cotidiano, guardando sua semijoia bem e a lavando regularmente!

        Deixe um comentário

        Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

        Entre no Coppabana Club

        Se inscreva e você receberá descontos exclusivos. Seu primeiro desconto: 15% da sua primeira compra.

        Favoritos

        Você não salvou nenhum item como favorito